O que é a Fisioterapia: saiba tudo sobre essa especialidade

Os fisioterapeutas geralmente trabalham em equipes formadas com outros profissionais de saúde para atender às necessidades de saúde de um indivíduo de maneira completa. Por exemplo, se uma pessoa sofre uma fratura, o ferimento é tratado com o acompanhamento de um ortopedista. Depois, para voltar à mobilidade anterior ao acidente, são indicadas várias sessões de Fisioterapia ao paciente para a restauração daqueles movimentos.

Além disso, os fisioterapeutas podem se especializar em áreas correlatas, como Pilates, Educação Física, Massoterapia, entre muitas outras, e atender clientes individuais ou grupos.

Os fisioterapeutas consideram o corpo como um todo, em vez de se concentrar apenas nos aspectos individuais de uma lesão ou doença. Algumas das principais abordagens fisioterápicas incluem:

  • educação e aconselhamento: fisioterapeutas podem dar conselhos gerais sobre hábitos que podem afetar a vida diária do paciente, como postura e técnicas corretas de levantamento de pesos ou transporte de materiais para ajudar a prevenir lesões;
  • movimento, exercício personalizado e aconselhamento de atividade física: exercícios podem ser recomendados para melhorar a saúde geral e mobilidade do paciente, bem como para fortalecer partes do seu corpo;
  • terapia manual: o fisioterapeuta usa as mãos para ajudar a aliviar a dor e a rigidez, e para estimular uma melhor movimentação do corpo.

Problemas mais frequentes que os fisioterapeutas tratam

São muitos os problemas que o fisioterapeuta pode tratar. Muitos deles são quadros decorrentes de lesão, doença ou deficiência. Veja alguns exemplos:

  • dores no pescoço e nas costas causadas por problemas nos músculos e no esqueleto;
  • problemas nos ossos, articulações, músculos e ligamentos, como artrite e os efeitos posteriores de amputação;
  • problemas pulmonares, como asma;
  • incapacidade como resultado de problemas cardíacos;
  • problemas pélvicos, como problemas de bexiga e intestinais relacionados ao parto;
  • perda de mobilidade em decorrência de trauma no cérebro ou na coluna, ou por doenças como Parkinson e esclerose múltipla;
  • fadiga, dor, inchaço, rigidez e perda de força muscular, por exemplo, durante o tratamento do câncer ou cuidados paliativos.

Quais são as principais atuações em Fisioterapia?

Fisioterapia Aquática

Como o nome sugere, é Fisioterapia que acontece na água, em piscinas aquecidas, banheiras e tanques. Também é conhecida como Hidroterapia.

É um recurso fisioterápico que auxilia na recuperação de diversas patologias ou problemas em diferentes áreas, como Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, entre outros. Ainda, ajuda na promoção e saúde de idosos, atletas, crianças etc.

Fisioterapia Cardiovascular

É a Fisioterapia destinada a recuperar pacientes portadores de doenças cardiovasculares. Os exercícios adotados envolvem principalmente atividades aeróbicas (caminhadas, bicicleta) e resistidas (levantamento de peso, aparelhos de musculação). O objetivo é fortalecer o coração e os pulmões e dar mais resistência ao paciente.

Fisioterapia Dermatofuncional

É a fisioterapia que atua no sistema tegumentar (pele), a fim de recuperar danos causados por acidentes e doenças ou prevenir lesões. A pele está diretamente ligada as disfunções cinéticas (do movimento), por isso, é uma área importante.

Fisioterapia do Trabalho

A Fisioterapia do Trabalho lida diretamente com o bem-estar e a saúde dos trabalhadores nas empresas. O trabalho é, em especial, preventivo, a fim de que os profissionais aprendam a ter melhor postura, conheçam técnicas de alongamento.

Também, essa especialidade está vinculada às questões de segurança do trabalho, portanto, estuda maneiras de garantir a manutenção da saúde e da vida do trabalhador.

Fisioterapia em Acupuntura

A acupuntura é uma prática milenar, tida no Brasil como uma das principais terapias integrativas. Consiste em estimular pontos embaixo da pele, por meio do uso de agulhas, laser ou stipers, com o intuito de aliviar dores, tensões excessivas e até problemas como diarreia, gastrite, entre outros.

Neste caso, o profissional pode trabalhar associado a uma equipe ou de maneira autônoma.

Fisioterapia em Gerontologia

É a área da Fisioterapia voltada à mobilidade dos idosos, para evitar sofrimento com degenerações físicas decorrentes da idade. Ou seja, além de tratar patologias, promove intervenções focadas no bem-estar e na qualidade de vida da terceira idade.

Fisioterapia em Oncologia

Tem o objetivo de ajudar na recuperação de pessoas que sofram ou tenham sofrido de algum tipo de câncer. Por isso, o fisioterapeuta oncológico atua na reabilitação ou manutenção da funcionalidade da pessoa ao longo do tratamento, a fim de aumentar a qualidade de vida do paciente.

Fisioterapia em Osteopatia

A Osteopatia é a especialidade da Fisioterapia que utiliza recursos terapêuticos manuais como auxílio no tratamento de dores no corpo. Tais recursos incluem técnicas de massagens em áreas sensíveis, como músculos, nervos, articulações e ligamentos, com o intuito de diminuir a sensibilidade e melhorar a mobilidade nas partes afetadas.

Fisioterapia em Quiropraxia

O objetivo da Quiropraxia é liberar o fluxo neurológico pleno por meio de ajustes ou manipulações em diversas partes do corpo. Muita gente conhece esse trabalho pelos “estalos”, especialmente no pescoço e na coluna vertebral.

O resultado do tratamento de quiropraxia é o alívio da dor em regiões como a lombar e cervical, provocadas por hérnia de disco, inflamação do nervo ciático, etc. Além disso, os ajustes auxiliam na melhoria de problemas de coluna, como lordose ou escoliose.

Fisioterapia em Saúde da Mulher

É a área da Fisioterapia voltada às particularidades do corpo da mulher, da infância à terceira idade. Ao longo da vida, o corpo da mulher sofre várias modificações, portanto, exige em algum momento atenção às funcionalidades. Algumas alterações patológicas que a mulher pode enfrentar são:

  • câncer ginecológico e câncer de mama;
  • disfunções sexuais;
  • dores pélvicas;
  • incontinência urinária;
  • prolapso genital (quando os músculos pélvicos não suportam o peso de alguns órgãos, como bexiga e útero, e estes descem).

Fisioterapia em Terapia Intensiva

É a área da Fisioterapia que auxilia pacientes em estado crítico nas UTIs. Nessa especialidade, o objetivo é a manutenção da vida e evitar que problemas sistêmicos se agravem. Para tanto, o fisioterapeuta intensivista gerencia os sistemas de ventilação mecânica invasiva e não invasiva, realiza manobras pulmonares, trabalha a mobilidade dos pacientes para evitar atrofias, entre outros.

Fisioterapia Esportiva

O fisioterapeuta esportivo é aquele que trabalha com atletas profissionais e amadores, bem como auxilia pessoas durante a realização de atividades físicas. Por um lado, o objetivo da Fisioterapia Esportiva é educacional e preventivo, a fim de que os clientes tenham maior consciência de seus movimentos e não se machuquem. De outro, auxilia no tratamento de lesões e problemas decorrentes da prática esportiva.

Fisioterapia Neurofuncional

O fisioterapeuta neurofuncional atua para minimizar os impactos de doenças no sistema nervoso central e periférico, que causam distúrbios neurológicos, motores e cognitivos. Alguns exemplos são pacientes com mal de Alzheimer, Parkinson, pessoas com paralisias, sequelas neurológicas por acidentes etc.

Fisioterapia Respiratória

A Fisioterapia Respiratória tem o objetivo de devolver ou ampliar a capacidade respiratória de pacientes com problemas pulmonares. Um grande exemplo dos últimos tempos foi o tratamento de pacientes graves de Covid-19 que precisaram da Fisioterapia Respiratória para fortalecer os pulmões e demais musculaturas envolvidas na respiração.

Fisioterapia Traumato-ortopédica

A Fisioterapia Traumato-ortopédica é especializada no tratamento de pacientes que tenham sofrido acidentes ou traumas, bem como tenham passado ou estejam se preparando para enfrentar cirurgias que podem comprometer a mobilidade.

Agendar consulta agora com Fisioterapeuta!