O que é a Cardiologia: saiba tudo sobre essa especialidade

O especialista em Cardiologia, conhecido como cardiologista, é responsável por realizar a análise, o diagnóstico e o tratamento de pacientes que apresentam alterações no sistema cardiovascular ou circulatório. Sendo assim, ele estuda as doenças associadas ao coração.

Além do diagnóstico, a rotina do médico do coração envolve práticas clínicas e cirúrgicas, uma vez que cumpre os requisitos para executar a segunda função. Além disso, o profissional atua na interpretação dos diagnósticos, na prescrição de medicamentos e nos tratamentos para as doenças.

A especialidade também é dividida em dois segmentos: preventiva e curativa. Cada uma delas apresenta uma abordagem específica relacionada às condições de tratamento dos pacientes.

Cardiologia preventiva

Como citado, os especialistas da OMS acreditam que a maior parte dos óbitos no mundo é causada por doenças associadas ao coração. Pensando nisso, a área não só atua na realização de diagnósticos, mas também por meio de tratamentos com foco em prevenção e mudanças de hábitos para evitar possíveis complicações cardíacas.

Cardiologia curativa

Em doenças detectadas tanto no nascimento quanto ao longo da vida, este segmento da especialidade possui foco no tratamento e na cura de pacientes que passaram por diagnóstico ou apresentam sintomas de doenças cardiovasculares, como hipertensão arterial, cardiopatia congênita, entre outras.

Áreas de atuação da Cardiologia

Assim como diversas áreas da saúde, a Cardiologia possui subespecialidades focadas em campos do conhecimento associados aos estudos de doenças do coração e afins. Confira algumas delas abaixo.

Ecocardiografia

O ecocardiograma é um exame do coração muito conhecido para detectar alterações no órgão, realizado por meio de um ultrassom. O especialista da área é capacitado para diagnosticar lesões cardíacas estruturais e analisar a pressão da artéria pulmonar.

Hemodinâmica

Para os estudos relacionados à circulação sanguínea, a hemodinâmica analisa e trata doenças do coração por meio da utilização de cateteres. Com o avanço da tecnologia, as funções da área possibilitaram que os médicos identificassem alterações cardiovasculares e tivessem um diagnóstico mais preciso.

Cardiologia pediátrica

A cardiopediatria é o ramo da cardiologia que faz o tratamento de doenças cardíacas em crianças e adolescentes. Algumas delas podem ser congênitas (identificadas no nascimento) ou adquiridas com o tempo.

A formação de um cardiopediatra segue uma metodologia específica quando comparada com a cardiologia para adultos, uma vez que as características físicas dos mais jovens apresentam mudanças, como peso, tamanho e ritmo cardíaco.

Agendar consulta agora com Cardiologista!